A campanha consiste em disponibilizar via Facebook uma área, denominada Gafisa Idéias onde qualquer pessoa pode interagir dando sugestões e idéias para um empreendimento imobiliário residencial. As sugestões envolvem todos os aspectos do empreendimento, como nome, áreas externas, lazer, plantas e etc.
À luz da gestão de projetos, podemos perceber que esta iniciativa trabalha com duas áreas:
- Identificação das partes interessadas (stakeholders) - observando as pessoas que interagem é possível identificar o perfil daqueles que se interessam por um empreendimento, quais os anseios e expectativas.
- Coleta de requisitos - comas as idéias sendo postadas é possível identificar quais são os maiores desejos de quem compra um apartamento residencial. Sugestões que se repetem tende a ser consideradas essenciais. Sugestões inovadora tendem a aumentar o valor agregado do imóvel.
Sabemos que estes dois processos são essenciais para o sucesso de um projeto, ainda mais neste caso onde o patrocinador do projeto (quem compra o imóvel) é também influenciador dos requisitos e futuro usuário do produto final do projeto. Ou seja, um stakeholder e tanto.
Como em todo projeto não será possível atender todos os requisitos de todos os stakeholders, assim um filtro deverá ser feito nas centenas de sugestões que serão postadas no site. Mas, sem dúvida, o projeto apontará para um conjunto de requisitos que agradará a maior parte das pessoas interessadas em adquirir um imóvel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário